quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade


Provavelmente, a escola onde você atua já possui projetos e ações comunitárias. Portanto, em primeiro lugar, caso ainda não exista, organize um material apresentando uma síntese histórica das principais ações que a escola realizou com a comunidade.
Focalize em relatar ações comunitárias induzidas e promovidas pela escola envolvendo os jovens durante o processo pedagógico, as quais possibilitaram o exercício dessa característica do jovem brasileiro de sonhar e querer fazer algo por sua comunidade localmente.
Empenhe-se em contar essa história, com riqueza de detalhes, fotos, divulgação nos meios de comunicação entre outras informações que considerar relevantes.
Orientações para a realização da atividade:
 •    Convide outros colegas de sua escola para colaborarem nesta atividade. Pode, inclusive, lançar a ideia para a direção da escola (quem sabe isso não se torna uma ação coletiva?).
•    Estabeleça um cronograma para realizar essa pesquisa. Sugerimos que utilize uma ferramenta online para facilitar a articulação e distribuição de tarefas entre todos. Essa é uma excelente oportunidade para aplicar os estudos de ferramentas a fim de apoiar processos cooperativos que estudamos no curso “Introdução à Educação Digital”.

•    Realize o levantamento de todos os materiais e registros disponíveis na escola sobre as ações já realizadas. Para essa etapa, as TIC podem apoiar no registro e partilha das informações coletadas. Por exemplo: GoogleDocs.

•    Complemente essas informações entrevistando ou dialogando informalmente com pessoas que participaram. Nessas interações, busque, também, por análises de pontos de sucesso e fragilidades de cada ação (esse registro será importante para analisar melhores estratégias para interações futuras).
•    Escolha o formato do material e a ferramenta para criar o material. Você pode utilizar seus conhecimentos de ferramentas já utilizadas ou aproveitar para conhecer outras possibilidades. Consideramos interessante que você se desafie a explorar e aprender sempre. Afinal, é importante que você exercite sua autonomia, pois a todo o momento surgem ferramentas com novos recursos e possibilidades mais interessantes. Portanto, esteja atento a outras dicas dos colegas e lembre-se de manter o hábito de buscar referências no Portal do Professor. No espaço Links, há diferentes categorias interessantes para descobrir novas ferramentas (softwares de edição e outros softwares educacionais ou de recursos digitais).
Com a ferramenta Calameo, você pode transformar seus documentos ou apresentações em livros para visualização na Internet em um formato bastante atrativo (de modo que seja possível folhear as páginas). Esse material pode ser incluído em blogs ou mesmo compartilhado facilmente em algumas redes sociais.
            Existem vários tutoriais sobre a ferramenta no YouTube. Selecionamos o seguinte:

                   -    Tutorial Calameo (pt).      
Contudo, as informações na Internet são dinâmicas e, talvez, no momento em que você estiver realizando seus estudos, existam outras referências mais atuais disponíveis. Portanto, é muito importante que você permaneça desenvolvendo sua autonomia e busque suas próprias referências. Ao pesquisar por vídeos no YouTube ou em outras plataformas, lembre-se de verificar a data de publicação do material para evitar utilizar tutoriais de versões antigas da ferramenta.
•    Produza o material com a síntese das informações obtidas.
•    Compartilhe os resultados com a comunidade escolar.  É muito importante que esse material seja compartilhado com todos os professores da escola, a fim de facilitar/potencializar novas ações com a comunidade, e que esteja disponível para complementações. Uma reunião pedagógica pode ser um momento pertinente para compartilhar e avaliar juntos os seguintes aspectos relevantes para planejamentos futuros:
 -    Quais ações/projetos tiveram maior êxito na promoção de engajamento comunitário dos jovens?
-    Houve continuidade das ações?
-    Como foram desenvolvidas? Quais os pontos fortes dessa metodologia?
-    O que poderia ser aprimorado?

3 comentários:

  1. http://www.profissionaisti.com.br/2012/10/tutorial-boot-do-windows-7-atraves-de-um-pen-drive/

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=LLFKluedsjA

    ResponderExcluir
  3. http://www.filhotedepombo.com/2007/09/desproteger-planilha-do-excel.html

    ResponderExcluir