segunda-feira, 11 de julho de 2011

prospota do texto o trabalho na construçao da dignidade humana

O trabalho é peça fundamental na construção da dignidade do homem, pois além de contribuir para o seu aperfeiçoamento moral, favorece a construção e o fortalecimento das relações sociais. Além do mais, contribui para a conquista da independência financeira.
Em virtude de tudo isso, podemos inferir que a dignidade humana se constrói baseado no aperfeiçoamento moral que favorece a construção e fortalecimento das relações sociais. A conquista da independência financeira contribui para a ascensão do homem na sociedade. Assim, cabe a cada um acompanhar o ritmo das transformações que estão acontecendo nas sociedades e adequar-se a essa nova realidade.
O homem tem por meio do trabalho a condição para sustentar sua família com saúde, educação, alimento, moradia e lazer, ou seja dar uma vida dígna para quem ama.
Outro fator importante a ser observado é a necessidade que o homem tem de realizar sonhos, objetivos, como a compra de um carro novo, uma casa na praia, uma televisão de 42 poletadas, o que hoje é taxado como supérfulos por alguns.
Voltando no passado, quando olhamos para a escravidão, vemos homens expostos a situações precárias e sem, muitas vezes, direito de trabalho. Olhando para a nossa realidade, vivemos um “trabalho alienado”, este marcado pela exploração do trabalhador (local desapropriado e muitas vezes desprovido de segurança), onde a produção é imposta as pessoas. Logo não afastamos da realidade vivida há anos atrás, apenas tem-se a diferença de que hoje trocamos nossa força de produção por uma remuneração, um salário que muitas vezes também entra em contradição com o cargo que exercemos e o sexo que somos, a cor que temos, a religião que freqüentamos, a orientação sexual que escolhemos e a raça a qual nós pertencemos.
Fonte: http://capaciteredacao.forum-livre.com/t96-o-trabalho-na-construcao-da-dignidade-humana

Távelim Da Silva Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário