terça-feira, 9 de agosto de 2011

O DESAFIO ESTÁ LANÇADO!

 Diferentemente das outras vezes, não trabalherei especificamente no blog para realizar o desafio aos meus alunos. Há pouco mais de uma semana iniciei com eles leitura de clássicos da literatura brasileira. Informei que o resumo estava na internet, mas o desafio era ler os livros e depois compartilhar com os colegas. Na atividade, farei uma pesquisa enfocando o nível da leitura e também o grau de competência dos alunos em repassar o que leu. Ao decorrer da leitura e apresentação serão feitos questionamentos sobre dificuldades, facilidades, estratégias de leitura e outros. Em breve o resultado na telinha do seu computador através do nosso blog.
O trabalhalho está sendo feito com o 2º ano A, 3º ano A e 3º ano C.
Abaixo  registros de alguns momentos da atividade.

Silmar do 3º A nem percebeu que estava sendo fotografado. 

 Valdeir conhecendo Gracialiano Ramos mais de perto.

Eduardo percebeu o fotógrafo, mas não ligou.

Daniele e Luiz são daqueles que não gostam de sair da sala e com razão, o restante da turma saiu atrás de sossego. 

Juciany parece estar curtindo.

As duas parecem que estavam enrolando ou não. KKKK Brincadeirinha elas estão se divertindo com Morte e Vida Severina.

Esse é o Ailton. Parece que vai. 

Michely numa sombra gostosa feita por um pé de azeitona.

Olha a Jaqueline aí gente! Parece que ela está anotando para não esquecer. Que bom!!!

Renato é daqueles que se concentra rápido e desconcetra mais rápido ainda. Esse menino vai ter futuro, por isso estou investindo muito nele. Vamos lá, Renato!

Bruna e Zilmara. Esse grupinho da direita! É muito bom!

Na sombra do muro, Hugo.

José Valdete está empolgado com O triste fim de Policarpo Quaresma. Acho que ele vai ler antes do tempo estipulado.

Por enquanto é só. Em breve o resultado da pesquisa e depoimentos dos alunos.

Um comentário:

  1. Olá Clevilson,
    Achei bem bacana a sua ideia de distribuir clássicos da nossa literatura para essa meninada e, pelos posts que eles colocaram, o resultado foi bem bacana! Parabéns! Duas coisas me chamaram a atenção nas mensagens dos alunos: 1) eles sabem que leem pouco e relacionam essa falta de familiaridade com textos literários com os novos meios de comunicação e 2) eles relatam dificuldades nas leituras que fizeram também em função do vocabulário e/ou do uso de formas de escrever mais distantes das que utilizam. Acho que seria muito legal se vocês fizessem uma discussão a respeito das mudanças que ocorrem na língua em função do tempo e em função da ocasião de uso. Seria uma boa oportunidade para eles analisarem as diferenças 'no nosso tempo' de formas de escrever que são usadas em diferentes contextos, as diferenças entre a norma culta e outras variações (inclusive na escrita), as diferenças entre fala e escrita, enfim...tem muito assunto por aí. Outra coisa, seria legal promover um tour pelos bibliotecas online. Quem sabe eles não descobrem que literatura combina com novas tecnologias?
    Parabéns mais uma vez! Abraço, Fernanda

    ResponderExcluir