segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comentario do livro o "Lustre"

É a vida interior de Virgínia, a personagem principal, que tem sua história narrada desde a infância.
É um romance de muitos símbolos, muitas mensagens: há um chapéu de um afogado, no começo, que reaparecerá no final do livro, e há um lustre, de um casarão, onde Virgínia e o irmão Daniel passaram a infância e que é sempre um ponto de convergência do seu passado e de sua volta.
Quando o personagem deixa a Granja Quieta, e que lembra Virgínia no trem é o fato de ter saído do casarão e não ter olhado o velho lustre.
Para alguns críticos, o lustre representa a procura da Luz pelo personagem, já que a sua vida interior sempre fora triste e vivida em função da morte.
Tenta a volta, mas tudo lá no interior já está mudado, só o passado de antiga grandeza do casarão da família ainda lhe manda um apelo de nostalgia, os poucos móveis que escaparam à falência, os muitos quartos vazios, a escadaria de tapete de veludo púrpura, a enorme sala de jantar, os cristais, os frisos, o lustre.
Virgínia não encontra mais o que tinha vivido, a infância perdida, o passado morto. Embora com a visão longínqua da luz do antigo lustre, Virgínia vive sempre mergulhada na sombra, como se esperasse a morte a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário