quinta-feira, 7 de julho de 2011

O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA

O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA



O trabalho vem se aperfeiçoando cada vez mais a cada ano, novas tecnologias estão sendo aprimoradas e a disputa por um lugar no mercado de trabalho está acirrada o que impossibilita o preenchimento de vagas por pessoas sem formação profissional. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque quem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.
Mesmo com o fim da escravidão no Brasil quando foi sancionada a Lei Áurea em 13 de maio de 1888, muitos empresários ainda mantêm seus empregados em condições relativas à escravidão, tirando seus direitos e sujeitos a um trabalho cujas leis trabalhistas não são devidamente cumprida e obrigando-os a cumprir horas extras sem remuneração e descanso semanal.
Quando falamos em trabalho, logo pensamos em qualidade de vida e inclusão social, entretanto precisamos de capacitação profissional para ganharmos um lugar de destaque no mercado de trabalho.
O trabalho do futuro próximo em 2020 será voltado para questões ambientais como a preservacão de matas, reflorestamento que contribui para o fim do aquecimento global, a preservação do meio ambiente entre outros. Buscando assim novas tecnicas de produção e investimentos na capacitação profissional e na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário