domingo, 10 de julho de 2011

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Na minha concepção o trabalho é a essência para dignificar o homem porque pelo trabalho o homem destrói o natural e se faz sempre mais humano. O trabalho é tão antigo quanto o homem. Em todo o período da pré-história, o homem é conduzido, direta e amargamente, pela necessidade de satisfazer a fome e assegurar sua defesa pessoal. Ele caça, pesca e luta contra o meio físico, contra os animais e contra os seus semelhantes, tendo como instrumento as suas próprias mãos.
Antigamente a escravidão do trabalho se dava pelo fato da pessoa ser negra ou não, tudo que os patrões mandavam os escravos fazer eles tinham que obedecer se não o castigo era grande, e se os escravos fugissem quando achassem o castigo era maior ainda. Mas com a lei áurea a escravidão chegou ao fim.
Atualmente com o amparo das leis trabalhistas houve grandes conquistas para os trabalhadores, podemos citar como exemplo a igualdade social, direitos iguais tanto para homens quanto mulheres.
O ser humano tem vários direitos fundamentais um deles é o Direito econômico: que é o direito à moradia, o direito ao trabalho, o direito à terra, o direito às leis trabalhistas e outros.
Mas, afinal, por que esse direito é fundamentai?
É fundamental porque é o mais importantes. Ele é à base de toda e qualquer sociedade que se pretenda justa e igualitária.

Talita dos Santos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário