quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trabalho escravo

A lei áurea, assinada em 13 de maio de 1888, proibiu a possibilidade de possuir um escravo no Brasil.
Muitos trabalhadores que não possui a carteira de trabalho (ctps) sofrem abusos de seus patrões. As principais vitimas do trabalho escravo são os trabalhadores rurais, em que os fazendeiros lhes impõe propostas nada favoráveis. A principal forma de trabalho escravo e a da servidão, ou peonagem, por divida. Nela a pessoa empenha sua própria capacidade de trabalho ou de alguma pessoa de sua responsabilidade para saldar uma conta. Geralmente essas pessoas recebem propostas de um bom trabalho, mas, que na verdade acabam sofrendo violência tanto física quanto moral.
O trabalho escravo não atinge somente a zona rural, na zona urbana acontecem com a maioria dos imigrantes ilegais, eles trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixos salários.
Temos também o trabalho infantil, este trabalho é proibido por lei, mas, infelizmente existem dados de que ele ainda predomina geralmente essas crianças trabalham para ajudar a família financeiramente. Sente-se muito a presença desses menores em cruzamento de vias de grande tráfego, vendendo doces, limpando e vigiando carros e etc. Além disso, temos a prostituição infantil que é considerada um tipo de negocio que esta em terceiro lugar no comércio mais rentável mundial, só perde para a indústria de armas e do narcotráfico.
No Brasil ainda estão fazendo varias propostas para acabar de vez com o trabalho escravo mais vamos também fazer a nossa parte, nos conscientizar e denunciar este crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário