quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desarmento: um passo para uma sociedade mais justa

Um mês após a tragédia na escola de Realengo no Rio de Janeiro, o governo decide dar inicio a uma campanha de desarmamento em todo território nacional. A grande questão agora levantada é se o desarmamento tem eficácia no combate à violência. Países como Inglaterra, Austrália e Japão aderiram ao desarmamento.
O desarmamento ajuda a diminuir o números de homicídios, isso é fato, na Austrália 5 Anos após uma lei que praticamente proibiu a venda de armas de fogo, a taxa de homicídios caiu em 50% (Australian Istitute of Criminology, 2003).
O mercado legal de certa forma abastece o ilegal, de 80% das armas apreendidas pela policia do Rio de Janeiro 76% são brasileiras das quais 30% são legalizadas (DAFAE, 2003).
Desarmar as pessoas é um meio de garantir a segurança pública, diante de um assalto, uma reação utilizando arma de fogo tem 180 vezes mais chance de morrer, do que quando não há reação.
A proibição do comércio de armas de fogo e munição, não é capaz de solucionar o problema da criminalidade, mas é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário