quinta-feira, 2 de junho de 2011

O DESARMAMENTO: SERÁ QUE VAI RESOLVER?

Nos últimos dias o Brasil tem passado por momentos bem interessante. Basta acontecer alguma coisa que logo aparecem alguns políticos tentando mudar pontos já resolvidos no calor do acontecimento ou com alternativas que parecem não resolver os problemas. Depois do fato que aconteceu em Realengo onde um Jovem entrou numa escola e matou 12 estudantes, fala-se em mais um plebiscito do desarmamento.
A lei de controle de armas está em vigor desde dezembro de 2003, mas parece que não funciona, pois milhares de armas circulam ilegalmente na mão dos bandidos. Comparando-as com as drogas, as armas vão entrar pelas fronteiras e serem comercializadas livremente no país.
Lembrando que a fabricação de armas caseiras também é crime e ainda existe sites na web que ensinam a fabricar essas armas.
O porte ilegal de armas é o problema que mais afeta o Brasil. Segundo a lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, art.2, "II: você deve cadastrar as arnas de fogo produzidas, importadas e vendidas no país", porem ninguém obedece essa lei. Segundo a ONG Viva Rio, de cada mil armas no estado do Piauí, 982 são de porte ilegal.
Concluímos que o desarmamento não vai acabar com as armas, ao contrario, ele vai possibilitar o tráfico e o porte ilegal, a não ser que o policiamento seja reforçado nos perímetros que mais cirulam armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário